Bóias medidoras de Tsunami

Aqui está a animação de como o sistema DART (Deep-ocean Assessment and Reporting of Tsunamis) funciona. A fonte foi a página da NOOA PMEL:

Vídeos do VodPod não estão mais disponíveis. from nctr.pmel.noaa.gov posted with vodpod

Funcionamento do DART

Quando uma onda passa pela bóia medidora, sinais são emitidos e transmitidos por satélite para os centros de alerta de tsunami localizados nos estados do Hawaii, Alasca, Washington e Mississipi.

As bóias estão localizadas por todo o Pacífico como mostra o mapa abaixo retirado da página da NOAA http://www.ndbc.noaa.gov/dart.shtml. Vale a pena ver o mapa pois há opções de interação e é possível ver online os dados emitidos pelas bóias.

Bóias Dart

Notaram que não temos nenhuma bóia na nossa costa? Apesar de termos uma posição geográfica privilegiada e a probabilidade de um tsunami atingir a nossa costa ser muito menor que nos países que tem costa no Pacífico essa probabilidade ainda existe. Alguns podem lembrar do grande susto que o imprevisto terremoto na bacia de Santos gerou em abril passado, mas a maior ameaça de um tsunami nas nossas costas viria das Ilhas Canárias, que apresenta grande atividade vulcânica e representa um grande risco de atividade tectônica que poderia originar tsunamis. Vale lembrar que os mecanismos de geração de um tsunami ainda não são completamente entendidos pelos cientistas, e ninguém pode afirmar que um tsunami vai ou não ser gerado em alguma localidade. Mas, num assunto como esses, eu prefiro ficar do lado mais seguro: É melhor prevenir do que remediar.

5 Comentários

Arquivado em Brasil, Curiosidades, Oceanografia / Oceanography, Tsunami

5 Respostas para “Bóias medidoras de Tsunami

  1. natalia

    quero ver foto da tsunami

  2. riberto rene

    …existe algum mecanismo de prevenção para a costa brasileira???como obter algum aviso antecipado???…moro e trabalho na costa Sul do Brasil, numa cidade ao nivel do mar…totalmente exposta a fortes ondas.
    Grato.

    • Ana

      Ola Riberto,

      Ainda nao existem sensores na costa do Brasil como esses mostrados na pagina (do DART). O maior risco de um tsunami grande vem das ilhas canarias ou cabo verde (algum deslizamento ou erupcao podendo gerar um tsunami) e a principal area a ser afetada seria o nordeste do Brasil. Um tsunami formado nessa regiao do atlantico pode ser possivelmente detectado em sensores de mare em ilhas oceanicas, e a primeira regiao a ser afetada seria a costa da africa (mais perto), e saberiamos se um tsunami foi formado rapidamente. Ateh porque um tsunami gerado nessa regiao tambem pode afetar a costa leste dos EUA, e eles estariam fazendo um monitoramento completo (veja video: http://www.youtube.com/watch?v=ArcWdSjAkRY&feature=player_embedded)

      Entao, o maior problema no brasil nao seria saber se o tsunami foi formado, mas como aconteceu na tragedia do sul da asia, nos nao temos um meio de alerta a populacao, planos de evacuacao, etc. Nesse caso o governo brasileiro e orgaos de pesquisa podem receber um alerta do tsunami, mas isso pode cair no vacuo da falta de opcoes, e a populacao nao seria alertada do perigo. Como nao temos um plano de acao para tsunamis, nao temos orgaos responsaveis e competentes para fazer esse controle, e vias de comunicacao. Isso nos vemos repetidamente em casos de chuva, inundacao e deslizamentos, um orgao nao se comunica com o outro, ninguem tem responsabilidade (jah que nao existe um bom plano de acao) e mais vidas sao perdidas num jogo de empurra sem fim do governo.

      Bom, dito tudo isso, eu acho que vc pode ficar tranquilo no sul do Brasil, e teria tempo para evacuar em caso de tsunami. De boas noticias tambem eh que o Ocean Observatory Initiative vai ter um observatorio oceanografico instalado na bacia argentina (http://www.oceanleadership.org/programs-and-partnerships/ocean-observing/ooi/), incluindo sensores de pressao, medicao de nivel do mar, etc, entao qq tsunami gerado no sul do atlatico e se propagando em direcao ao sul do brasil sera registrado por esse sistema. Infelizmente, nos ainda temos que contar com iniciativas internacionais para conseguir registrar nosso proprio oceano…

      Espero ter ajudado!

  3. getulio cavalcante

    Boa noite Ana me ajuda se estou enganado mas pareçe que no litoral do Espirito Santo consta uma bóia sensor do projetohttp://www.ndbc.noaa.gov/dart.shtml. Tem como dar uma olhada pois moro no litoral do guarujá , já viu né . Muito obrigado

  4. jamille ceo

    achei uma boia na praia em agua de olivença em Ilheus Bahia na praia o q faço contato 73 8842/8244.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s