Responder versus Responder a todos

Básico… todo mundo que usa email sabe a diferença entre o botãozinho “Responder” e “Responder a todos”.

Mas hoje essa diferença passou em branco para mim, respondendo toda feliz um email que buscava voluntários para amostrar uma desova de coral – com a opção de COLETAR as amostras mergulhando!! Imagina se eu ia dizer que não, agora que meu hobby e da Joana nos finais de semana é ir fazer snorkel por aí e estou toda faceira com isso.

Então, juntou-se empolgação, um pouco de sono e uma boa cólica que doia horrores e prejudicava minha concentração (aí, quanta desculpa!) e lá se foi o email para TODO meu departamento, incluindo alunos, professores, pesquisadores e mais umas pessoas extras… E agora, todo mundo sabe que eu quero fazer coletas, que prefiro mergulhar e que ainda vou viajar no dia 5!! Ainda bem que o email não vinha de alguém que eu tinha mais intimidade para quem eu teria escrito mais besteira, mas, ainda assim… É incrível como informação é poder. Agora eu sei que eles sabem coisas que eles não precisavam saber (como a data da minha viagem ou meu contentamento de ir coletar desova de coral mergulhando).

Engraçado como postar aqui, para conhecidos e desconhecidos lerem não tem o mesmo efeito. Eu estou escrevendo as mesmas coisas aqui e… não doi nada! Eu poderia colocar essas informações todinhas no Facebook, e todos meus colegas de departamento lerem e não iria ter problema nenhum. Pelo simples fato que eu posso ESCOLHER fazer isso. E o email foi um acidente. Foi informação vazada. Sem filtrar conteúdo e destinatários. Sem escolha racional. Mas também, sem conteúdo comprometedor. Então tá safo!

Diferente da história que meu namorado meu contou quando soube do episódio. Ele recebeu um email através da lista de uma associação profissional que ele participa no qual o remetente falava com o destinatário a respeito da herpes genital deles que estava melhorando. Claramente o email era para o amante do remetente, não para a sua lista profissional. É tão triste que é engraçado. Que situação!

Bom, eu decidi pensar que se alguém tem tempo para desperdiçar e lembrar do incidente quando me ver vão pensar: “Que legal! Essa guria curte mergulhar”, “Que bom, ela se prontifica a ajudar nos trabalhos alheios”, “Nossa, ela tem interesses multidisciplinares!”… hahahahaha… Assim fica melhor? Afinal, tudo depende de como encaramos as situações embaraçosas… Mas, na dúvida de faltar humor para lidar com as consequências do seu email, cuidado com o botão que você aperta… “Responder para todos” pode ser engraçado para todos, menos para você.

2 Comentários

Arquivado em Divagações

2 Respostas para “Responder versus Responder a todos

  1. Olá,

    Recentemente coloquei um post sobre o assunto, e realmente é embaraçoso quando isso acontece. Pelo seu post, não teve efeitos colaterais😀

    Abraços.

    • Ana

      Oi Iúri, obrigada do seu comentário (tô atrasada, mas só agora consegui retomar o blog).
      É, no meu caso meu responder a todos não teve nenhuma conseqüência terrível, mas é bem sem graça… agora presto o dobro da atenção para apertar o botãozinho responder.

      E, gostei muito do teu blog!
      Abraços

Deixe uma resposta

