Porque não existem pinguins no hemisfério Norte?

Esse post é dedicado ao meu amigo Marcos, que nos deixou no tropical Hawaii para ir viver na cinza Maryland (he). Menino muito curioso, ele não se conteve quando contamos a ele que os pingüins eram animais exclusivos do hemisfério sul e que os ursos polares, por sua vez, eram exclusivos do hemisfério norte. Marcos pensou, pensou e como um bom engenheiro (e vale ressaltar que ele é um engenheiro “da porra”) descobriu a razão: ursos e pingüins descendem do mesmo ancestral e que na verdade, um é a versão do outro para o seu respectivo hemisfério. Bom, se voltarmos muito, muito, muito tempo na história da vida faz sentido, afinal todos nós partimos de uns mesmos seres unicelulares que decidiram respirar oxigênio pela primeira vez na Terra mais de 3 bilhões de anos atrás.

Um dia recebi de outra amiga um link para O ECO, um site incrível de jornalismo ambiental (vale a pena uma visita!!) e lá estava a pergunta que deixou meu amigo tão intrigado por tanto tempo. Com a devida autorização dos editores do site, vou reproduzir o texto abaixo:

Fernando Fernandez

“Por que não existem pingüins no hemisfério norte?

06.05.2008 por Fernado Fernadez

Você já pensou por que não existem pingüins no hemisfério norte?

Todos nós aprendemos que pingüins são encontrados apenas no hemisfério sul, na Antártida e adjacências. Implicitamente, isso nos é passado como sendo um fato da natureza – como se sempre tivesse sido assim. Mas não é o caso. A resposta para a nossa questão é muito mais interessante que isso, e ao mesmo tempo desconcertante e perturbadora.

Não existem pingüins no hemisfério norte porque o homem os extinguiu em 1844.

A ave que foi originalmente chamada de pingüim é hoje conhecida – menos do que deveria ser – pelo nome de grande alca (“great auk”). Seu nome científico – Pinguinus impennis – foi baseado em seu primeiro nome vulgar. Os pingüins do hemisfério sul, aves pertencentes a outra família e descobertos depois, receberam o seu nome exatamente por que se assemelhavam às grandes alcas. As alcas eram aves de grande porte, que viviam no Atlântico norte, em volta do círculo polar ártico, e que eram caçadas em imensa quantidade entre os séculos XVI e XIX – enchiam os porões dos navios para servir de alimento, e também eram usadas como isca para a pesca de bacalhau e lagostas. Sob essa imensa pressão, as alcas declinaram inexoravelmente até uma situação desesperadora. Então, no dia 3 de junho de 1844, um grupo de marinheiros avistou o último casal de grandes alcas, denunciados por sua grande estatura em meio às aves marinhas menores, na pequena ilha de Eldey, ao largo da Islândia.

Os marinheiros correram para as grandes alcas com porretes. As alcas tentaram desesperadamente alcançar a segurança da água, mas uma foi encurralada contra as rochas, e outra alcançada já à beira d’água. Ambas foram mortas a porretadas. Em seu ninho havia um ovo, que se acredita ter sido esmagado sob a bota de um marinheiro.

É por isso que não existem (mais) pingüins no hemisfério norte. Não, não é um fato da natureza, infelizmente. Nós fizemos isso ser assim.

As grandes alcas não estão sozinhas, longe disso. Há uma imensa coleção de espécies de animais que nós extinguimos nos últimos séculos. Na maior parte dos casos são extinções muito bem documentadas e conhecidas pela ciência, de espécies que todos nós deixamos de conhecer por muito pouco. Muitas delas eram animais maravilhosos, espetaculares, que fariam o mundo vivo parecer muito mais rico e maravilhoso do que já é.”

E , caso pudessemos ter conhecido a grande alca, ela seria assim (Ilustração feita por John James Audubon and Robert Havell, 1827–30):

Grande Alca
Fonte da foto: auk, murre, and puffin.” Online Photograph. Britannica Student Encyclopædia.

1 comentário

Arquivado em Animais, Curiosidades

Uma resposta para “Porque não existem pinguins no hemisfério Norte?

  1. Adoramos seu Blog !!
    Viajamos por 5 meses e agora temos um blog.
    Estamos mandando o link para que vc possa nos visitar e esperamos que vc goste.
    http://www.viagemafora.blogspot.com
    Agradecemos a sua visita e te desejamos um ótimo 2010.
    um grande abraço
    Antonio & Ellen

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s